domingo, 5 de julho de 2009

Cronologia


1984
Em outubro é organizada a Comissão pró-Fundação da APTA-RN – Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte composta por: Severino Carlos de Oliveira , Francisco Dinarte Pinto Matias, José Marcos Leite, Carlos Alberto Abdon de Miranda, Carlito Batista de Araújo, Francisco Canindé Teixeira Pinto e Plínio Gomes Guimarães.

1985

Em 6 de fevereiro o Preside João Batista Figueiredo regulamenta a profissão de técnico agrícola com o Decreto 90.922.

No dia 1º de maio numa Assembléia Geral Ordinária na sede da EMATER-RN, em Natal, é fundada a APTA-RN, aprovado o Estatuto Social e eleita a primeira diretoria sendo eleito presidente o Téc. Agr. Milton Araújo.

Em 22 de junho morre num acidente automobilístico o Téc. Agr. Severino Carlos de Oliveira, fundador e Vice-presidente da APTA-RN.

Em 09 de novembro de 1985 aconteceu em João Câmara o I Encontro Regional de Técnicos Agrícolas do Estado quando na oportunidade foram eleitos os membros do Núcleo Regional da APTA/RN com abrangência de 16 municípios da região.

1986

O reconhecimento da APTA/RN como de Utilidade Pública aprovado pela Lei nº 088/86, pelo presidente da Câmara Municipal de Natal, Sr. Edmilson Ferreira de Lima, e publicado no Diário Oficial de 29 de abril de 1986.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte igualmente reconheceu a APTA-RN pela Lei nº. 5.499, de 11 de julho de 1986.

De 22 a 26 de julho de 1986 é realizado no Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte-MG, o I Congresso Nacional dos Técnicos Agrícolas, com a participação de dezenas de técnicos agrícolas potiguares.


1987

A segunda diretoria da APTA/RN foi eleita em Assembléia Geral Extraordinária no dia 06 de junho de 1987, no auditório da EMATER-RN, em Natal, na ocasião esteve presente o presidente da Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas do Estado do Ceará, Téc. Agr. Josafá Martins. O Téc. Agr. Milton Araújo foi reconduzido ao cargo de presidente.
O I Encontro Nacional das Associações de Técnicos Agrícolas aconteceu no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal-RN, entre os dia 31 de julho e 4 agosto com a participação de 04 associações do Nordeste. O Encontro aprovou as seguintes resoluções: exigir das empresas públicas/privadas o cumprimento do Decreto 90.922/85, contratação de assessor jurídico, estreitar o relacionamento com pequenos produtores e suas organizações.
Técnicos Agrícolas foram enquadrados pelo Ministério do Trabalho como profissionais liberais, e por esta razão a FENATA, passou a integrar o grupo da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), onde esteve por alguns anos filiada.

1988

Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas, em Brasília, no dia 2 de fevereiro, nesse evento foi aprovada a deliberação de que o Dia do Técnico Agrícola deveria ser comemorado em nível nacional, no dia 5 de novembro, data em que foi publicada a Lei 5.524, que criou a profissão.
Rio Grande do Sul, em que data foi oficialmente reconhecida no dia 15 de julho de 1988, através da Lei 8.692, de autoria do então Deputado Estadual MÁRIO LIMBERGER, Presidente da FENATA.

1989

Fundação da FENATA Sindical – Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas, no Colégio Agrícola de Camburiú-SC.

1990

A Associação luta piso salarial dos técnicos da EMATER-RN em 1990, como relata um ofício encaminhado pelo presidente da APTA-RN ao Secretário de Agricultura, Dr. Luiz Fernando Pereira de Melo, onde “ressaltamos que esses profissionais têm importância capital para as instituições uma vez que suas funções são desempenhadas a nível de campo, enquanto que os profissionais de nível superior sempre são designados para ocuparem cargos de coordenação e/ou assessoria... atualmente, a Empresa que mais utiliza mão-de-obra dessa categoria é a EMATER-RN, onde os 185 extensionistas 103 são técnicos agrícolas.”.

2002

O Presidente Fernando Henrique Cardoso assina o Decreto 4.560 que atualiza as atribuições dos técnicos agrícolas.

2004

1º de Maio foi realizada uma Assembléia no auditório da Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba-RN, com o objetivo de fundar o Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte.

Após anos sem nenhuma atividade uma nova assembléia da APTA/RN veio acontecer em 04 de julho de 2004, vinte anos depois dos “primeiros passos”, onde esteve presente em Natal, o Téc. Agr. Mário Limberger, presidente da FENATA, que motivou os colegas a refundar a associação e posteriormente fundar o Sindicato dos Técnicos Agrícola do RN.

No dia 29 de agosto é fundado o SINTARN – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Norte, na sede da ASSEMA, em Macaíba-RN. A APTA-RN é transformada em ATARN – Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Norte.

2005

II Congresso Nacional dos Técnicos Agrícolas realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio, em Foz do Iguaçu-PR, foi eleita e empossada a nova Diretoria da FENATA para gestão 2005 até 2008, o Téc. Agr. Gustavo José (RN) foi eleito para Direção Nacional.

2006

De 4 a 7 de abril é realizado Curso de Capacitação Profissional de Técnicos Agrícolas em Cooperativismo, em Natal-RN, com a participação de colegas de todo o Nordeste.

Realizados nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho, o XIX Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas, no pavilhão de eventos da FENAVINHO em Bento Gonçalves-RS, reuniu mais de 500 pessoas entre participantes, convidados e visitantes em comemoração aos 65 Anos do Movimento Nacional dos Técnicos Agrícolas, com a participação de 04 potiguares.

Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Norte - SINTARN impetrou Mandado de Segurança contra o Crea/RN com vistas a reduzir a cobrança dos valores de Anuidades, Taxas e Multas, consideradas ilegais e obtém vitória.

I Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte no dia 16 de dezembro, no auditório da FETARN, em Natal-RN, reunindo técnicos das regiões Alto Oeste, Mato Grande, Potengi, Seridó, Grande Natal, Oeste e Agreste.

2008

No dia 15 de janeiro o Ministério do Trabalho e Emprego concedeu ao SINTARN a Certidão Sindical numa cerimônia realizada na Sede da Delegacia Regional do Trabalho, em Natal-RN.

XXII Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas, em Natal-RN de 21 a 26 de maio de 2008, com a presença de técnicos agrícolas de todo o país. Neste evento foi fundado o Movimento Jovem Técnico Agrícola e eleita a nova diretoria da FENATA.

Nos dias 19 e 20 de Dezembro de 2008 a FENATA realiza seu 1º Curso de Formação Sindical, em Lagoa Seca-PB, com a presença de 04 técnicos agrícolas do Rio Grande do Norte.

O Mundo começa agora... apenas começamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário